Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental destina-se a trabalhar à formação da criança a partir dos 06 anos e do adolescente, e varia de conteúdos e métodos segundo as bases de desenvolvimento do aluno. A EACR iniciou seu projeto pedagógico com o objetivo de educar crianças e jovens da Educação Infantil ao 2º segmento do Ensino Fundamental, onde construiu um projeto pedagógico que vem, cada vez mais, se concretizando com bases conceituais sólidas, por meio de uma metodologia e currículo abertos as atualizações que os desenvolvimentos socioculturais pressupõem.

As situações de aprendizagem são sempre significativas. O desafio de produzir ou elaborar algo a ser utilizado em situações reais, faz com que os alunos se sintam desafiados a se apropriar do conhecimento, motivando-se a investigar, arriscar, revisar suas produções inúmeras vezes, para garantir que a qualidade de seu trabalho se assemelhe ou até supere as formas socialmente aceitas.

Na primeira fase, Ensino Fundamental I, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas. Trabalhamos na formação de alunos participativos, críticos, solidários e que compreendam sua função enquanto cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa.