Ensino Fundamental II

A etapa final, Ensino Fundamental II, possui como objetivo a formação de alunos com capacidade crítica, autônomos e responsáveis, que fundamentem a construção do saber por meio de vivências e reflexões, mantendo sempre, o vínculo com o que foi construído nos anos anteriores. As novas ferramentas para pensar e aprender tornam o aluno mais questionador e crítico e, para corresponder a essas novas possibilidades intelectuais, as diversas disciplinas organizam-se em projetos didáticos em que se utiliza uma metodologia de resolução de problemas.

A escola incentiva as sínteses, a tomada de consciência das próprias estratégias no aprendizado, as sistematizações e a construção de novos significados para os conhecimentos antes adquiridos. O currículo ganha, gradualmente, um caráter mais político e cada vez mais voltado para o universo além dos muros da escola.

É tempo de discutir profundamente os acontecimentos culturais, políticos, econômicos, tecnológicos, do meio ambiente, tanto referentes a contextos próximos como distantes.

A EACR busca ver os seus alunos crescendo e se integrando, com sucesso, à sociedade, pois acredita na Educação para vida inteira.